Você conhece as páginas matinais?

Escrita criativa: Você conhece as páginas matinais? Faça do ato de escrever uma rotina, escreva todos os dias e publique um livro.

Ter uma rotina de estudos e treinos é importante para você se desenvolver, independente da área de atuação, e com a escrita não é diferente – seja você notívago ou diurno (eu!), deixar algum tempo do dia ou da semana livre para a escrita é fundamental. Ao se tornar um hábito, te permitirá produzir mais e, consequentemente, melhor.

Há vários livros que pregam isso, desde os sobre budismo, yoga, até os menos teóricos e destinados a empresários e estudantes, como o famoso O Poder da Hábito. Para escritores podemos indicar alguns tantos títulos dedicados também, e hoje nos debruçaremos sobre O caminho do Artista, bestseller da americana Julia Cameron, escritora e professora de criatividade (sim, pode-se ensinar criatividade!).

Escrita Criativa poesia antologia
Escrita Criativa poesia antologia

Este livro é especial para artistas, seja escritores, pintores, músicos e quem mais precise estar sempre em contato com o seu lado criativo para se desenvolver. “Cada folha de grama tem o seu Anjo, que se curva sobre ela e murmura: cresça, cresça”, esta é uma das várias citações do livro – algumas mais místicas ainda, outras mais práticas, mas sempre navegando de referências de livros sagrados a personalidades do mundo artístico.

E para ouvir esse Anjo é preciso parar e prestar atenção, daí ela chega ao conceito das páginas matinais. Essa é uma das ferramentas fundamentais apresentadas no livro, elas podem ser vibrantes com aquele insight sensacional que você começa a escrever, mas não conclui na hora (quem sabe na manhã seguinte?), ou cheia de pensamentos negativos, autopiedade e frustrações que precisam ser liberadas para depois fluír a sua verdadeira essência criativa, a forma de ver a vida que só você pode (e deve) compartilhar com o mundo.

Especialistas em vendas, personal trainers e psicólogos dizem que grande parte do desafio de se manter fiel a um propósito é não abrir negociações internas para fazer ou não as atividades. O oposto do Anjo, que ao invés de “cresça”, diz: “não ligue para este novo cliente, já levou 3 negativas, pare por hoje, amanhã terá mais sorte”, ou “está chovendo, nem vai para a academia”.

Censor é o nome que Julia, neste livro, dá a esse crítico impiedoso (mas você pode dar o nome que quiser, Nenhum, ou nenhum!). Ele é negativo, quer te convencer a continuar na cama; é sugestivo, “que tal lavar a louça? depois você escreve”; é vaidoso, “vai lavar o cabelo na banheira e relaxa”, – é o demônio da procrastinação e do mal humor, mas há uma coisa que o vence: a rotina (também chamada de treino ou prática). No primeiro, segundo, terceiro dia ele fica insistente e provocativo, mas você precisa seguir firme e logo logo estará escrevendo de tudo e até mesmo citando as palavras dele para o papel, porque não?

‘As páginas matinais são obrigatórias’, nunca pule ou escreva menos de três páginas”, e, enfática, continua: “as páginas matinais ensinarão que o seu estado de espírito realmente não importa, grandes trabalhos criativos são realizados naqueles dias em que você acha que está produzindo apenas lixo. As páginas ensinarão a parar de julgar e apenas escrever”.

É justamente neste ponto que eu gostaria de chegar: sente-se pela manhã, encare o seu Censor até que ele não tenha mais argumentos e então o Anjo voltará: “Cresça, cresça”. E escreva pensamentos bons, ruins, como se estivesse limpando o jardim das ervas daninhas para que as hortaliças, flores e trevos possam crescer e florescer!

Nas próximas semanas iremos explorar mais técnicas deste e de outros livros fantásticos!

Amigo leitor, escreva e mostre o seu trabalho!

Tags: No tags

2 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *