leia - 1

Poesia Agora vol. 21: Projeto gráfico

A identidade visual de uma antologia deve refletir não apenas a diversidade dos textos que a compõem, mas também transmitir um conceito unificador que dialogue com o leitor. Para esta edição, buscamos um equilíbrio entre tradição e modernidade, explorando referências visuais que evocam tanto o rigor clássico quanto a leveza contemporânea. A seguir, apresentamos os elementos que estruturam o projeto gráfico desta obra, destacando as escolhas que nortearam a criação das capas e da diagramação interna.

Gostou dos contos? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Envie um poema para o Concurso Literário Antologia Poesia Agora que está com inscrições abertas aqui.

cores

A ideia é que as lombadas dos próximos livros juntas formem um degradê de cores em suas tonalidades mais escuras. A paleta desta coleção foi selecionada para criar uma progressão visual inspirada na teoria das cores e no espectro cromático, garantindo simetria e harmonia. A sequência segue um percurso lógico, partindo de tons azulados profundos, passando por roxos e bordôs intensos, chegando aos vermelhos escuros e terrosos, antes de transitar para os verdes profundos e finalizar com tons neutros sofisticados. Esse gradiente cromático não apenas entrega uma identidade visual forte para a coleção, mas também reforça a continuidade entre os volumes, tornando-os visualmente impactantes quando alinhados na estante.

A lua

 

As ilustrações de The Moon: Considered as a Planet, a World, and a Satellite (1874), de James Nasmyth e James Carpenter, representam um marco na história do design gráfico ao unir precisão científica e uma abordagem visual inovadora para a época. Diferente dos métodos tradicionais de ilustração astronômica, que dependiam exclusivamente de esboços diretos feitos a partir de observações telescópicas, Nasmyth e Carpenter criaram modelos tridimensionais da superfície lunar, fotografaram-nos sob iluminação controlada e converteram essas imagens em gravuras. Esse processo resultou em representações detalhadas e expressivas da geografia lunar, antecipando técnicas modernas de infografia e modelagem visual. Essas ilustrações influenciaram tanto a comunicação científica quanto o design editorial ao transformar dados científicos em imagens acessíveis para reprodução em massa e visualmente impactantes.

Molduras

A moldura clássica em capas de livros desempenha um papel fundamental na organização visual e na valorização do conteúdo, criando uma estrutura que direciona o olhar do leitor e confere sofisticação ao design. Em nosso projeto, fizemos uma releitura minimalista das ilustrações de livros de ciências naturais do século XVIII, destacando especialmente as expressões corporais. Esses registros históricos, além de documentarem a fauna, flora e anatomia com rigor científico, influenciaram profundamente o design gráfico moderno, estabelecendo padrões estéticos que ainda ressoam na composição editorial. Simplificando os traços e enfatizando posturas e gestos, buscamos reinterpretar a riqueza visual dessas obras, criando molduras que conectam a tradição ao olhar contemporâneo.

Prévia do design

As imagens a seguir ilustram a aplicação desse conceito no projeto gráfico da antologia

 

Capa frontal

 

capa completa (arte surpresa para orelhas)

 

primeira página do livro (e restante da diagramação)

 

 

 

 

 

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *