nomear é preencher o vazio
. Roberto dos Santos

R$35.00

Eu vejo assim: o poeta chega na praça, abre sua estrada/livro e nos oferece o passeio. A gente se junta em volta e ele nos provoca mostrando pequenos trechos do caminho:

“A trama bizarra da vida
Não pede passagem
Irrompe a cortina da ideia
Mostra seus dentes de fera
e morde a carne dos vivos”
Vicente Sá

* *

O livro traz poemas com os quais seu autor comparte seu ativo estar no mundo. Seja expressando sua reflexão ante o estado de coisas, como nos poemas “Bel-prazer”, “Não condicionado”, “Constatações”; seja ante o imponderável como em “Dama do
crepúsculo” e em “Do Improvável”; seja no escancarado lirismo ante o factual das relações mais íntimas como em “Carnívora”. Seja a deslindar o fazer poético como em ”Poemar”, ou ainda (re)significar os lugares como em “Oração Candanga” e em “Sonho com Fortaleza”. Listo esses textos apenas como exemplo. Apesar do caráter lírico do livro, a leitura integral dele nos faz deparar com questões existenciais universais.

Kelsen Bravos

**

Sinopse do livro e um pouco sobre Roberto

* Sobre a autor:

Natural de Fortaleza, Ceará, reside há uma década em Brasília. Sociólogo, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Há quase duas décadas se dedica a estudar políticas protetivas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
social. Recentemente iniciou estudos acerca de histórias em quadrinhos. Escreve poemas desde a infância, período em que se dedicou amadoramente a desenhar e criar personagens para histórias em quadrinhos. Chegou a organizar um grupo para produção de fanzines, o Clube de Histórias em Quadrinhos (CHQ) nos anos noventa.
Participou do movimento secundarista e universitário e essa influência emerge em alguns de seus poemas nesta obra. Atualmente é professor de Sociologia do Instituto Federal de Brasília (IFB), onde leciona no Campus Estrutural. No momento tem se dedicado a projetos para futuras publicações literárias de sua lavra.

 

Em estoque

  Perguntas e Respostas
Calcular o Frete
Categorias: ,

Descrição

Livro impresso em Pólen Bold

72 páginas

14×21cm

ISBN 978-65-5851-062-8

Produção Editorial: Wellington Souza @wellsouza.art

arte de capa: Páris Bogéa

revisão: Anderson Batista de Melo e Gadelha Neto

Prefácios: Kelsen Bravos e Vicente Sá

Capa e Projeto gráfico: Editora Trevo

1 avaliação para nomear é preencher o vazio
. Roberto dos Santos

  1. André Cunha

    O livro apresenta um poeta maduro que domina o ritmo e a cadência dos versos, passando por temas do cotidiano, questões metafísicas e incursões metalinguísticas a respeito da produção lírica e da expressão poética. Lembrando a antológica frase que compõe o parágrafo inicial do clássico “Cem anos de solidão”, de Garcia Marquez – “O mundo era então tão recente que muitas coisas careciam de nome e para mencioná-las se precisava apontar com o dedo” – Roberto dos Santos preenche o vazio e, nas palavras de Kelsen Bravo no prefácio, “transforma-o em coisa densa, tangível, porque o nomeia.” Esse olhar infantil e curioso perante o mundo se confunde com observações mais mordazes, compondo um eu-poético complexo e instigante.

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loja
Preço
Detalhes

Informações Gerais

Não há perguntas ainda.